O que é Absinto?
Antes de mais nada, queremos enfatizar que nosso negócio é música!
As informações abaixo são apenas uma consequência natural do nosso interesse pelo tema, um guia para você se orientar se quiser saber mais.
“Absinto” é uma bebida, um licor destilado com óleo essencial de absinto. Sua característica cor verde
esmeralda é devido ao seu teor de clorofila. Foi inicialmente usada como remédio, sendo uma combinação de várias ervas, mas depois foi fabricada como bebida. Como com a Coca-Cola, que foi criada para ser xarope.
É um bebida muito forte (70% de álcool) e cujo principal ingrediente é uma planta chamada Arthemisia absinthum e o princípio ativo é uma neurotoxina chamada “thujone”, um monoterpeno considerado uma droga psicoativa, com uma reputação nada interessante: produz dependência, destrói os rins, detona o cérebro… e talvez mais algumas coisas ruins possam ser encontradas se sobrar algo para ser examinado. Sua estrutura química guarda muita semelhança com o Tetra-hidro-canabinol.
Contudo, parece haver algum exagero. Não devemos nos esquecer que muitas coisas que consumimos regularmente possuem comprovados efeitos maléficos, como a cafeína, por exemplo, que também causa dependência comprovadamente. Outra coisa bastante notória é o efeito social que se quer conseguir: se você quer falar mal de uma coisa é só enfatizar os aspectos nocivos e ignorar os positivos. É preciso muito cuidado com “campanhas” difamatórias.
O que devemos deixar claro é que se passar pela sua cabeça beber o troço, lembre-se de duas
COISAS IMPORTANTÍSSIMAS:
- a) certifique-se de achar uma destilaria de confiança em que a bebida seja fabricada em padrões aceitáveis. Até a pouco tempo atrás, havia uma grande dificuldade de se conseguir produtos confiáveis e isso continua verdadeiro em vários países, mas, felizmente, não no Brasil, onde podemos contar com o absinto “Neto Costa”, português, e com o absinto “Camargo” (o primeiro brasileiro), segundo fomos informados pelo gentil Mario Reuter, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do absinto Camargo e também batera!
b) NUNCA TOME ÓLEO ESSENCIAL DE ABSINTO! O óleo é encontrado com relativa facilidade, pois é usado em aromaterapia e outros fins medicinais. O óleo essencial é VENENO se tomado puro! Óleo de absinto, perfume absinto, banda Absintho e bebida absinto não são a mesma coisa! Não queira cheirar a banda, tomar o perfume e passar licor depois do banho, certo? Se você acha bobagem, leia o artigo recente do New England Journal of Medicine que conta o destino de um mané que tomou uns 10ml da coisa! Olha, depois de ser encontrado totalmente alucinado, ficou tendo convulsões um tempão, foi levado para o hospital e ficou na UTI em coma por uns 8 dias, depois passou mais ou menos uns 17 dias se recuperando! Comprou o óleo na Internet, num site de aromaterapia, chegou em casa e bebeu tudo!! O guloso!